Saber nadar não é apenas importante pelos benefícios que a atividade física oferece (que não são poucos!), mas também por oferecer segurança para quem a pratica, podendo evitar mortes por…
O verão é a época do ano em que a população mais se aproxima do litoral, dos rios e das piscinas. Nessa época, o número de afogamentos vai lá em cima, principalmente o de crianças. Segundo o Ministério da Saúde (MS), cerca de 16 pessoas morrem afogadas diariamente no Brasil – sendo três delas crianças. Outro dado que preocupa, de acordo com o MS, é que o afogamento é a 2ª maior causa de morte entre crianças de 9 à 11 anos. A maior parte desses acidentes acontece em água doce, geralmente em piscinas.
Mas como aproveitar o verão de forma segura?
Existem diversas medidas e ações para evitar riscos de afogamento e acidentes na água. Confira algumas medidas de segurança aquática, divulgadas pelo Instituto de Natação Infantil (INATI):
1) Nunca deixe uma criança sozinha perto ou dentro da água em uma piscina, lago, mar, rio, etc… A supervisão de um adulto é fundamental, sempre.
2) Recipientes que possam acumular água (baldes, piscinas plásticas, caixas d’águas, caixas de gelo, aquários, banheiras, vaso sanitário, tanques, etc…) representam um risco sério de afogamento. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), bastam 5 centímetros de água para um bebê se afogar na banheira, por exemplo. Mantenha esses recipientes sem água ou tampados quando não estiverem em uso.
3) Para os locais de piscina: deve-se ter pisos antiderrapantes, sinalização de profundidade da piscina, ralo com tampa de anti-sucção, fácil acesso para o desligamento dos motores, acessos bloqueados quando a piscina não estiver em uso, ter as regras da piscina em local visível.
4) Ensine as crianças a verificar a profundidade da piscina antes de entrar.
5) Sempre utilize coletes salva-vidas em barcos, mesmo que você saiba nadar. Não se considere e não considerem as crianças “à prova de afogamento” porque elas têm ou tiveram aulas de natação.
Para mais dicas, você pode consultar o Instituto de Natação Infantil (INATI), no site: www.inati.com.br
Em caso de acidentes, se não houver salva-vidas por perto, chame o SAMU (192) ou acione o Corpo de Bombeiros (193).
Saber nadar não é apenas importante pelos benefícios que a atividade física oferece (que não são poucos!), mas também por oferecer segurança para quem a pratica, podendo evitar mortes por…
A Escola de Natação Amaral, que está prestes a completar 36 anos de história, é fruto de um sonho: ensinar pessoas de todas as idades a nadar, bem como promover…
Que as crianças adoram piscina não é nenhuma novidade. Ainda mais nessa época do ano, em que o calor torna a diversão ainda mais prazerosa e refrescante. Entretanto, quem tem…