Quando o assunto é o desenvolvimento profissional, atletas de todas as modalidades destacam o importante papel das escolas nesse processo. Ao estimular as práticas esportivas, seja durante as divertidas aulas…
Depois de algum tempo, é comum sentir que as aulas de natação já não exigem mais tanto esforço de suas pernas e braços. Consequentemente, você começa a sentir que pode ir mais além: melhorar seu rendimento sem ficar tão ofegante ou mesmo cansado. O que é natural, afinal, a natação é um exercício físico como qualquer outro e exige uma evolução constante ao longo dos treinos.
Mas aí você se pergunta: como posso alcançar novos resultados? Simples: mudando sua rotina de treinos. Desta forma, você faz com que seu corpo não se acostume com a mesma carga de exercícios.
Pensando nisso, resolvemos selecionar 05 dicas que vão ajudar você a melhorar seu desempenho na natação.
TREINE COM REGULARIDADE
Pode parecer clichê, mas quem numa ouviu que a “prática leva a perfeição”? E é verdade! Manter as aulas de natação com regularidade é fundamental para qualquer pessoa que deseja alcançar bons resultados no esporte. Se você treinar menos que o ideal – pelo menos duas vezes por semana –, o corpo fica em um processo de descanso maior que o necessário e, consequentemente, não entra em adaptação. Ou seja, mesmo que você se empenhe durante o treino, seu corpo não se adaptará porque passará muito tempo sem se exercitar, perdendo desempenho.
VARIE A INTENSIDADE
Se você espera ganhar velocidade, é importante provocar estímulos com a ajuda da intensidade. Variar os estímulos fará com que seu corpo exija mais esforço na piscina. Desta forma, você aumenta a intensidade e, consequentemente, a velocidade também.
MAS VÁ DEVAGAR
Embora aumentar a intensidade seja importante para melhorar seu desempenho, é necessário que isso ocorra gradualmente, sem pressa. Exagerar nos treinos pode levar a lesões e à fadiga muscular. Por isso, recomendamos que seja feito sempre um treino leve para cada duas aulas intensas. Desta forma, seu corpo pode descansar.
NADE OUTROS ESTILOS
É importante lembrar que cada estilo de nado tem a sua especificidade, ao mesmo tempo em que todos eles se completam. Na braçada do nado peito, por exemplo, trabalha-se a sensibilidade dentro d’agua. Já o nado borboleta, trabalha a força abdominal. Desta forma, mesmo que você tenha um nado que goste mais, vale a pena apostar em outro tipo e aproveitar seus benefícios.
REAVALIE SEUS EQUIPAMENTOS
Um bom equipamento faz toda a diferença durante a aula de natação, contribuindo, inclusive, para melhorar seu desempenho no esporte. Por isso, tenha certeza de que você está usando material certo e confortável:
Traje – Escolha maiôs e sungas que não sejam muito justos ao corpo e que oferecem pouco atrito. Além disso, opte por um material bastante resistente à corrosão de cloro e sal.
Touca – De preferência, que ela seja de silicone. Ela ajudará a segurar seu cabelo e o protegerá do contato com o cloro e o sal. Além disso, vale destacar que para as crianças as toucas de pano são mais confortáveis.
Óculos – Os óculos devem oferecer conforto e proteção. Por isso, opte por aquele que melhor se encaixa ao seu rosto e que não precise apertar demais.
Quando o assunto é o desenvolvimento profissional, atletas de todas as modalidades destacam o importante papel das escolas nesse processo. Ao estimular as práticas esportivas, seja durante as divertidas aulas…
A Escola de Natação Amaral, que está prestes a completar 36 anos de história, é fruto de um sonho: ensinar pessoas de todas as idades a nadar, bem como promover…
Muita gente quer ficar em forma, eliminar as “gordurinhas extras” e definir os músculos, não é mesmo? Pois saiba que as aulas de natação são ideias pra quem quer emagrecer.…