A Escola de Natação Amaral, que está prestes a completar 36 anos de história, é fruto de um sonho: ensinar pessoas de todas as idades a nadar, bem como promover…
Estilo que evoluiu do nado Peito, hoje é um dos quatro nados principais da natação e certamente o que exige maior demanda energética.
A fundadora do nado borboleta foi Maria Lenk que resolveu inovar ao executá-lo pela primeira vez na década de 30. Este estilo está presente nas provas olímpicas e é considerado o segundo mais rápido pelos atletas, atrás apenas do nado Crawl.
Você conhece essa modalidade? Sabe como é sua técnica e execução? Que tal aprender o passo a passo para evoluir nas aulas de natação? A melhor forma para começar a nadar bem esse estilo é dividindo-o em partes e consequentemente, aprendendo um detalhe de cada vez. Saiba como:
O ciclo completo deste nado envolve 2 pernadas e uma braçada. Além disso, uma de suas principais características é que não há compensação de ombros, ou seja, o nadador não realizará o movimento rotatório da parte superior e inferior do corpo quando ocorrer a passagem da água. Por isso, o estilo exige mais força para enfrentar a resistência da água.
Como na maioria dos estilos, o corpo deve estar o mais paralelo possível à linha da água. A respiração é feita de maneira frontal e o momento certo de tomar ar é quando os braços estão começando a sair da água.
Nesse aspecto, possui características semelhantes a do estilo peito. Porém, as braçadas são alternadas entre fases aéreas e submersas.
Ambas as pernas se movem ao mesmo tempo e devem ficar unidas. Deve-se realizar duas pernadas para cada braçada realizada.
É por esse detalhe que o estilo também é chamado em algumas regiões do Brasil de Golfinho. É exatamente isso que você deve fazer quando estiver debaixo d’água. O estilo borboleta exige que o corpo todo esteja em sintonia, executando movimentos imitando ondas. Seu corpo deve formar uma letra S que fica ondulando conforme você nada.
Junte todos esses movimentos debaixo d’água e estará executando a técnica correta do nado! Quer aprender mais sobre os estilos de natação, inclusive o Borboleta? Confira o vídeo feito na nossa Escola: https://goo.gl/9DsGFo
Mesmo que você considere este estilo o mais difícil, não deixe de treinar! Para desempenhar uma boa técnica é preciso estar sempre aperfeiçoando o que já aprendeu nas aulas. Bom treino!
A Escola de Natação Amaral, que está prestes a completar 36 anos de história, é fruto de um sonho: ensinar pessoas de todas as idades a nadar, bem como promover…
Segundo um estudo realizado pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, uma criança que pratica natação vai, além de se divertir, trabalhar o sistema respiratório, ter um melhor equilíbrio e…
Seja para cuidar da saúde ou manter a forma, a natação é um dos esportes mais completos que existem. Além dos diversos benefícios que oferece, sua prática também é bastante…