A Escola de Natação Amaral, que está prestes a completar 36 anos de história, é fruto de um sonho: ensinar pessoas de todas as idades a nadar, bem como promover…
O tempo seco faz com que as partículas de poluição fiquem em suspensão. Quando está calor, esse quadro se agrava, porque as partículas ficam mais evidentes. Com a queda da umidade, as vias aéreas ficam mais ressecadas, favorecendo a intensificação de problemas respiratórios.
Quando passamos por longos períodos sem chuvas, as pessoas com histórico de doenças respiratórias, ficam ainda mais vulneráveis. Mas não somente elas devem se preocupar, pois ao respirar o ar seco, todos nós levamos ao pulmão partículas de poluição.
E de acordo com o médico do esporte e cardiologista Marconi Gomes da Silva, diretor científico da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte (Smexe), durante as atividades físicas respiramos pela boca, aumentando a inalação de ar que não foi adequadamente aquecido pela mucosa do nariz. Isso pode provocar irritação nas vias aéreas e uma crise de asma em pessoas com predisposição à doença.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade do ar deve estar entre 45 e 50% para se ter uma prática saudável de atividade ao ar livre. Ultimamente, estamos abaixo do limite inferior aceitável. Segundo o Ministério da Saúde, a baixa umidade requer cuidados. A alta incidência dos raios ultravioleta somado à baixa umidade do ar, podem causar um sério risco à saúde. Com o calor, o tempo seco e a poluição, o ideal seria evitar atividades físicas ao ar livre. Inclusive, segundo especialistas, atividades aquáticas como natação e hidroginástica são altamente recomendadas.
Atividades como natação, hidroginásticas, hidrobike e os demais esportes aquáticos são excelentes alternativas quando a umidade do ar está baixa e o ar pesado começa a incomodar. Esses tipos de exercícios são os mais recomendados, pois em um ambiente onde há piscinas, a umidade do ar é maior do que em locais abertos, o que ajuda a diminuir a constante agressão causada pelo ar seco ao sistema respiratório.
Aqueles que sofrem com bronquite, asma e outras doenças respiratórias sentem uma enorme melhora com a prática de exercícios na água. Isso porque a natação trabalha muito a respiração, fortalece o pulmão e diminui o ressecamento das vias aéreas nos períodos de baixa umidade.
Lembrando que, com o clima seco, é muito importante prestar atenção na hidratação e alimentação também.
A Escola de Natação Amaral, que está prestes a completar 36 anos de história, é fruto de um sonho: ensinar pessoas de todas as idades a nadar, bem como promover…
Aqueles que chegaram na Escola de Natação Amaral entre os dias 26 e 31 de outubro, notaram algo diferente nos ambientes de espera das três piscinas infantis: as janelas, que…
Veja o Vídeo da Reportagem sobre Natação para Bebês gravada na Amaral Natação em Curitiba.