Veja o Vídeo da Reportagem sobre Natação para Bebês gravada na Amaral Natação em Curitiba.
Brincar é muito importante para o crescimento social, emocional, físico e cognitivo das crianças. É como eles aprendem sobre seu corpo e o mundo em que vive.
Brincadeira não significa brinquedo
Brincar trata-se de qualquer atividade divertida, que envolva pessoas, objetos ou movimento, mas não necessariamente precisa ser um brinquedo.
Um giz, uma folha de papel ou um papelão…o que para nós adultos, são simples objetos, aos olhos de uma criança podem se transformar em jogos emocionantes, amigos imaginários e aventuras. É brincando que as crianças aprendem a dar sentido ao mundo. Apesar de não parecer, brincar é coisa séria!
O importante não é ter brinquedos caros ou em grande número, mas sim brinquedos adequados que irão proporcionar diversas experiências lúdicas.
O desenvolvimento
Enquanto se diverte, a criança exercita o corpo, a imaginação e interage com o universo ao seu redor, transformando quaisquer objetos em brinquedos divertidíssimos. Uma simples bola, por exemplo, pode motivar, atrair, socializar, trabalha a coordenação motora, as habilidades corporais, os movimentos.
As brincadeiras trabalham também a motricidade, ou seja, o andar, correr, subir, descer. Além disso, estimulam os 5 sentidos: tato, olfato, audição, visão e paladar, enriquecendo as descobertas das crianças.
Estímulos
Logo nas primeiras semanas de vida, já é possível brincar com o bebê. Passar um pano suave pelo corpo, olhar, conversar, cantar e contar histórias, são algumas maneiras de interagir com o bebê, estimulando seu desenvolvimento. Por isto, desde cedo a natação proporciona um excelente meio, muito rico em estímulos para os bebês, favorecendo assim à um excelente desenvolvimento desde pequeno.
Duração
Quando uma criança gosta de uma brincadeira, vai querer repeti-la várias vezes, o que não deve ser reprimido. Quando um bebê joga repetidamente os talheres no chão, está aprendendo sobre as leis da física.
O tempo que as crianças se conectam às brincadeiras também deve ser respeitado. Apesar de ser coisa séria, brincar não precisa ter a interferência constante de adultos. É importante que os pais participem com atenção e afeto, mas as crianças podem e devem também brincar livremente, sozinhas ou entre si. Assim, as crianças podem curtir esse momento tão espontâneo e alegre, ao mesmo tempo em que se desenvolvem fisicamente e emocionalmente.
Por serem tão importantes, esses momentos precisam ser valorizados por todos. A sociedade deve se empenhar para ter o maior número de espaços lúdicos possíveis, garantindo a toda criança o direito de brincar em ambientes adequados e seguros.
Natação
“A água é velha conhecida como uma ótima ferramenta para o desenvolvimento da criança. O bebê já é adaptado ao meio líquido na barriga da mãe, onde já começam a fazer movimentos”, diz a psicopedagoga Tânia Cristina Oliveira.
A natação é uma excelente ferramenta para o melhor desenvolvimento da criança. Além de todos os benefícios que a natação proporciona, ela também pode ser considerada uma forma de diversão, e assim criar um ambiente estimulador para o aprendizado e desenvolvimento das funções cognitivas.
Veja o Vídeo da Reportagem sobre Natação para Bebês gravada na Amaral Natação em Curitiba.
Conheça os principais benefícios da Natação para bebês e como esse esporte pode estimulá-lo nessa importante fase da vida A natação é uma ótima forma de desenvolver a coordenação motora…
A Escola de Natação Amaral, que está prestes a completar 36 anos de história, é fruto de um sonho: ensinar pessoas de todas as idades a nadar, bem como promover…