A Escola de Natação Amaral, que está prestes a completar 36 anos de história, é fruto de um sonho: ensinar pessoas de todas as idades a nadar, bem como promover…
Você vai viajar com seus filhos nessas férias de julho para algum lugar com piscina, mar, lago ou rio? Confira na matérias algumas dicas de prevenção.
As férias de julho estão chegando e muitas pessoas aproveitam os dias de folga para viajar. Para aqueles que viajam em família, com as crianças, os cuidados com piscinas de hotéis, resorts, mar, devem ser redobrados, pois muitas vezes a falta de atenção, em meio a toda essa diversão, pode causar possíveis afogamentos.
Que as crianças adoram piscina não é nenhuma novidade. Quem tem criança sabe que não podemos desgrudar delas por 1 segundo, pois isso já é tempo suficiente para elas desaparecerem. Na água, esse tempo ausente pode ser mais perigoso ainda.
Por isso, vamos relembrar aqui alguns dos cuidados que devem ser tomados para prevenção!
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 372 mil pessoas morrem afogadas todos os anos no mundo. O Brasil aparece como terceiro país com maior número de mortes. Na maioria das vezes, as vítimas são crianças entre 1 e 14 anos de idade, que estão desfrutando de um momento de lazer. Embora as principais vítimas sejam as crianças e adolescentes, os adultos também precisam se cuidar.
Normalmente o que ocasiona esses acidentes fatais é a falta de prevenção e cuidados básicos. Além disso, também é fator de risco nadar em locais que não são destinados a natação, ingerir bebidas alcóolicas, falsa sensação de saber nadar e, no caso de crianças, a falta de supervisão de um adulto.
– Não deixe as crianças sozinhas perto da água. Sempre tenha um adulto por perto supervisionando;
– Um dos equipamentos mais seguros para evitar afogamentos é o colete salva-vidas. Bóias e outros equipamentos infláveis passam uma falsa sensação de segurança, pois correm o risco de virar ou estourar;
– Aprenda a nadar em escolas de natação qualificadas e especializadas. A falsa sensação de saber nadar pode colocar a pessoa em sérios perigos;
– Não deixe crianças próximas a baldes, banheiras, pias, vasos sanitários ou qualquer outro recipiente com líquido;
– Obedeça a sinalização dos locais perigosos;
– Pergunte ao guarda-vidas quais são os locais apropriados para banho;
– Fique longe de encostas e pedras;
– Se ver alguém com dificuldades na água, mantenha a calma e chame imediatamente um guarda-vidas;
– Se for entrar no mar, rio ou lagoas, cuidado com os excessos de comida e bebida alcoólicas. Jamais caia na água com o estômago cheio;
– Se você sentir que irá se afogar, ou se não estiver se sentindo bem, grite por socorro;
– Não lute contra a correnteza, nade no sentido diagonal. Evite permanecer na praia quando houver trovoadas.
Confira também nosso guia sobre salvamento aquático: https://www.amaralnatacao.com.br/o-que-voce-precisa-saber-sobre-salvamento-aquatico/
E nosso infográfico sobre prevenção de afogamentos: https://www.amaralnatacao.com.br/infografico-prevencao-afogamentos/
A Escola de Natação Amaral, que está prestes a completar 36 anos de história, é fruto de um sonho: ensinar pessoas de todas as idades a nadar, bem como promover…
Aqueles que chegaram na Escola de Natação Amaral entre os dias 26 e 31 de outubro, notaram algo diferente nos ambientes de espera das três piscinas infantis: as janelas, que…
Veja o Vídeo da Reportagem sobre Natação para Bebês gravada na Amaral Natação em Curitiba.