Nos dias 24 e 25 de junho, acontecerá a Maratona Aquática realizada pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná na Amaral. O evento Serão 192 atletas participando, entre…
Entre os dias 24 e 25 de junho, a Escola de Natação Amaral sediou a primeira Maratona Aquática 24 horas do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná. O Corpo de Bombeiros completou 105 anos em junho e uma das comemorações foi a maratona aquática que reuniu atletas civis e militares.
Ao total, foram 120 competidores divididos em 5 equipes. A competição foi um revezamento com duração de 24 horas ininterruptas. Na formação das equipes, era obrigatório ter integrantes da corporação, civis e, pelo menos, um paratleta.
No total, as equipes juntas nadaram 428.500 metros, distância equivalente a atravessar 13 vezes o Canal da Mancha, ou mais do que a distância rodoviária entre Curitiba e a cidade de São Paulo. O evento também teve o seu aspecto social sendo arrecadados 400 kg de alimentos que serão doados a entidades carentes.
Como o 1° Ten. Felipe Moletta comentou, “Cada equipe montou a sua estratégia.” O limite máximo de 24 atletas para nadar nessas 24 horas (não obrigatoriamente 1 hora por atleta). Alguns atletas nadaram mais tempo, 3 horas, por exemplo.
A equipe vencedora foi o 1º Grupamento de Bombeiros (na foto acima). A equipe do 1º GB contou com a participação de 24 atletas. Ao final da competição, eles obtiveram um total de 92.450 metros ficando com a 1ª Colocação na Maratona.
Em 2º lugar, com 90.100 metros, ficou a equipe do 4º GB, e em 3º lugar, com 87.250 metros, a equipe do CCB. O nadador Leonardo Sumida e a nadadora Vanessa Cabrini receberam premiação individual por melhor desempenho.
Este foi um evento sem fins lucrativos. Os objetivos eram, além de celebrar o Dia Nacional do Bombeiro e a passagem do Coronel Abrão Mahmoud Filho para reserva, também de aproximar o grupo de bombeiros da sociedade. Para participar, era necessário levar 2 kg de alimento que serão doados para instituições de caridade.
“É importante saber que as atividades do corpo de bombeiros são tantas, não só o combate ao incêndio, mas também a prevenção, busca e salvamento, além de ações de defesa civil,” comentou o Cel. Fabio de Oliveira.
A maratona também foi uma forma de homenagear e marcar a passagem do Coronel Abrão Mahmoud Filho para reserva. Ele se despede do Corpo de Bombeiros depois de servir por 35 anos.
“Se eu voltasse lá atrás, com os meus 16,17 anos, eu faria tudo novamente. Foi muito gratificante trabalhar esses 35 anos no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná,” comenta Coronel Abrão Mahmoud Filho.
O Coronel Abrão também é aluno antigo da Escola de Natação Amaral, e fez questão que o evento acontece na Amaral por considerar uma ótima estrutura, sentir-se em casa e poder confraternizar-se com mais amigos e companheiros de treinos.
A profissão de bombeiro
Integrantes novos da corporação também participaram da maratona, inclusive de madrugada, como foi o caso do Soldado Pereto, que está há pouco mais de 1 ano na profissão. Como ele diz, isso é comum na rotina de trabalho de um bombeiro:
“A gente tem essa questão de ser bombeiro poder ser chamado a qualquer hora. Às vezes, estamos descansando no quartel e quando toca a sirene, temos que levantar. Então é um evento que faz alusão a isso também, o atleta/bombeiro tem que vir de madrugada pra nadar, se exercitar e mostrar o que a gente sabe fazer.” diz Soldado Pereto.
Veja a matéria da TV Educativa em: https://www.youtube.com/watch?v=qaDWYtDJdyY
Nos dias 24 e 25 de junho, acontecerá a Maratona Aquática realizada pelo Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná na Amaral. O evento Serão 192 atletas participando, entre…
A Escola de Natação Amaral, que está prestes a completar 36 anos de história, é fruto de um sonho: ensinar pessoas de todas as idades a nadar, bem como promover…
Aqueles que chegaram na Escola de Natação Amaral entre os dias 26 e 31 de outubro, notaram algo diferente nos ambientes de espera das três piscinas infantis: as janelas, que…