Galeria de Fotos Dia das Crianças 2012
Artigo* Por Fernando Amaral, professor da Escola de Natação Amaral
A vida só é possível de ocorrer em um planeta, quando encontramos água nele. E foi assim que a vida, nas mais diversas formas, se tornou possível em nossa terra.
Durante a gestação, não por acaso, nos desenvolvemos no ambiente aquático, que nos proporciona conforto, aquecimento e proteção, permitindo que a vida se desenvolva em toda a sua plenitude. Mesmo para as mamães que estão gestando, a água oferece um ambiente perfeito para sua saúde e bem-estar, podendo praticar a atividade física com prazer, controlando o aumento de peso, aliviando os inchaços de pernas e as dores nas costas e reduzindo a sensação de cansaço.
Enquanto o bebê ainda não tem condição de andar, na água ele tem liberdade para realizar uma infinidade de movimentos e receber estímulos sensoriais que fora dela são mais limitados.
Após o nascimento, a água continua sendo um excelente meio para o crescimento e desenvolvimento de nosso organismo, seja quando bebê, criança, jovem, adulto e até na idade mais avançada, ou seja, um ambiente extremamente favorável ao longo de toda a vida do ser humano. Por isto a natação é considerada um presente para toda a vida!
A natação para bebês não tem por objetivo fazer com o que o bebê saia nadando os 4 estilos, mas proporcionar através das atividades aquáticas movimentos e exercícios na água uma excelente adaptação ao meio, e inúmeros estímulos de ordem afetiva, cognitiva, de segurança e psicomotora.
Enquanto o bebê ainda não tem condição de andar, na água ele tem liberdade para realizar uma infinidade de movimentos e receber estímulos sensoriais que fora dela são mais limitados. Quanto mais abundantes e variadas forem as experiências, mais complexos serão os padrões de memória, aprendizagem e raciocínio.
Os primeiros anos de vida são marcados por intensos processos de desenvolvimento, sendo uma fase determinante para a capacidade cognitiva e sociabilidade do indivíduo, por isto nesta fase é preciso oferecer inúmeros estímulos. O movimento é essencial para que o bebê e a criança coletem informações, pois ao repetir as experiências de movimento são criadas vias neurais que formam redes mais complexas que dirigem o seu desenvolvimento superior.
Ao longo do seu crescimento, passando pela 1ª infância e 2ª infância com o amadurecimento do sistema nervoso, a criança vai dominando melhor o seu corpo no espaço, no tempo e refinando a sua coordenação motora, equilíbrio, postura e outras aptidões físicas, mas para isto é preciso que ela se movimente! E a água é uma das melhores opções para isto, um presente para a vida toda!
Galeria de Fotos Dia das Crianças 2012
Dia das Crianças . 2013
O brincar é a atividade mais completa para o desenvolvimento da criança, pois é quando ela conhece a si mesma, expressa seus sentimentos e aprende a se relacionar com o…