A Escola de Natação Amaral, que está prestes a completar 36 anos de história, é fruto de um sonho: ensinar pessoas de todas as idades a nadar, bem como promover…
Se você está lendo essa matéria, bem provavelmente já sabe os inúmeros benefícios que as atividades realizadas na água podem trazer à saúde.
Isso vai desde ajudar no emagrecimento, fortalecer os músculos, até colaborar no fortalecimento do sistema imunológico. Entretanto, tem alguns benefícios que só este esporte oferece por conta de ser realizado na água.
E é sobre isso que este artigo trata. Vamos a um exemplo: a natação é o único esporte que faz o movimento ser isocinético. Não sabe o que é isso? Confira:
A natação, diferente da maioria dos esportes, é realizado no ambiente isocinético da água. Ou seja: a força aplicada do seu movimento é diretamente proporcional à força da resistência recebida. Se você empurrar a água com leveza, encontrará uma resistência leve; se for forte, a resistência será forte. Assim, é possível trabalhar diferentes tipos de treinos, com foco em mais força ou mais resistência, por exemplo.
Outro grande benefício é que há menor risco de lesão e redução da sobrecarga articular, como acontece na hidroginástica. Isso acontece por conta do baixo impacto do movimento realizado na água, diferente de esportes como corrida ou musculação. Inclusive, a hidroginástica é um ótimo esporte para quem está voltando de lesão, ajudando na recuperação, ou para quem deseja continuar em forma, só que está impossibilitado de executar uma atividade de alto impacto.
Outro grande benefício, dos esportes aquáticos, é o aumento do retorno venoso, ou seja, maior quantidade de sangue voltando ao coração para ser bombeado. A insuficiência venosa pode trazer grandes prejuízos à qualidade de vida.
Ao contrário de esportes como futebol, corrida, ciclismo, entre outros, que aumentam a frequência cardíaca, a pessoa que está nadando acaba reduzindo o número de batimentos por minuto. A grande vantagem de ter um coração treinado e uma frequência cardíaca de repouso baixa é que você protege muito mais o seu coração. Um coração ativo precisa bater menos vezes, se desgastando bem menos do que um coração sedentário.
A Escola de Natação Amaral, que está prestes a completar 36 anos de história, é fruto de um sonho: ensinar pessoas de todas as idades a nadar, bem como promover…
Segundo um estudo realizado pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, uma criança que pratica natação vai, além de se divertir, trabalhar o sistema respiratório, ter um melhor equilíbrio e…
Isso é resultado do estereótipo criado de que a hidroginástica é só para idoso, porque o impacto é reduzido na água.