Hoje é bastante comum a participação de mulheres grávidas em algum tipo de programa de exercícios físicos. Além de contribuir no condicionamento fisiológico materno, as atividades também ajudam a futura…
Se você é gestante e tem vontade de fazer algum exercício físico, mas está com receio em relação a segurança do seu bebê ou não sabe qual praticar, a hidroginástica é uma ótima opção!
De acordo com estudo realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gestantes que praticam hidroginástica suportam melhor a dor durante o trabalho de parto. Das 78 grávidas que foram acompanhadas nesta pesquisa, apenas 27% das que realizaram parto normal precisaram de analgésicos por conta da dor.
Além deste indicador referente ao parto normal, é preciso ressaltar o bem-estar que a atividade proporciona à gestante durante o período de gravidez, permitindo-a passar por este período de forma mais agradável, saudável e feliz !
A hidroginástica é uma atividade aeróbica realizada dentro da piscina, que utiliza alguns materiais de natação para um melhor desempenho, muito indicada por obstetras para mulheres grávidas, a partir do terceiro mês de gestação.
Alguns exercícios realizados em aulas de hidroginástica são: andar, correr sem sair do lugar, levantar os joelhos e bater as pernas. As aulas duram em torno de 45 minutos e o ideal é uma frequência de 2 a 3 vezes por semana. Entretanto a pratica da modalidade em jejum não é recomendada e além disso, é preciso ter a liberação médica e praticar com moderação, sem cargas ou intensidades altas.
Para a prática desta modalidade é necessário apenas um maiô ou biquíni e uma touca própria para esportes aquáticos.
A hidroginástica para gestantes oferece muitos benefícios, dentre eles, selecionamos alguns:
Segundo Rosa Inês Costa Pereira, anestesiologista e professora da Unicamp, e uma das responsáveis pelo estudo, uma das explicações é que a prática melhora as condições psicofísicas das mulheres.
“Na hidroginástica, elas se reúnem, têm oportunidade de conversar com outras gestantes várias vezes na semana e sabem, ainda, que estão cuidando do corpo. O principal da análise foi mostrar que a hidroginástica não acarretou em bebês prematuros ou de baixo peso”, diz.
A maioria das mulheres desejam voltar a forma física que tinham antes da gestação o mais rápido possível. Durante a gravidez, a mulher sofre uma avalanche hormonal que se restabelece geralmente após seis meses, que é o tempo médio para a volta do peso original.
Por isso daremos algumas dicas importantes que ajudam nesse processo, como:
– Alimente-se de maneira balanceada, a cada três horas, sem excessos de sal, gordura e açúcar.
– Inicie as atividades físicas assim que o médico liberar, começando com uma natação leve, por exemplo.
– Cintas elásticas e drenagem linfática também são muito úteis, pois ajudam o corpo a desinchar de maneira mais rápida.
Se interessou pela modalidade? Venha fazer uma aula experimental na Amaral gratuitamente, preencha o formulário acessando o link: http://promo.amaralnatacao.com.br/aula-hidroginastica
Hoje é bastante comum a participação de mulheres grávidas em algum tipo de programa de exercícios físicos. Além de contribuir no condicionamento fisiológico materno, as atividades também ajudam a futura…
Dia das Mães 2013
A hidroginástica é uma atividade que vem sendo cada vez mais indicada às futuras mamães. Não àtoa. Por ser um exercício com intensidade leve à moderada, a prática alivia o peso…