Se você é gestante e tem vontade de fazer algum exercício físico, mas está com receio em relação a segurança do seu bebê ou não sabe qual praticar, a hidroginástica…
Essa é uma modalidade aquática que abrange diversos exercícios aeróbicos, ou seja, é uma variedade da ginástica que utiliza diversos materiais da natação para um melhor auxílio na reprodução da aula proposta pelo professor.
É um estilo cada vez mais procurado e ao contrário do que muita gente pensa, a hidroginástica pode ser praticada por todas as idades, inclusive crianças. Recentemente, publicamos aqui no blog uma matéria sobre “5 mitos ou verdades sobre a hidroginástica”, onde esclarecemos as dúvidas mais frequentes sobre o esporte. Hoje, iremos explicar tal modalidade de uma forma mais abrangente e você poderá estar por dentro de todas as dicas e recomendações continuando a leitura:
A “hidro” como popularmente chamamos está voltada para o condicionamento físico, aeróbico e possui exercícios mais duradouros, mas também possui exercícios de força conforme a possibilidade de seus praticantes.
A aula tem duração de mais ou menos 45 minutos e os exercícios não são tão impactantes, pois o nível da água fica na altura do peito. Quem pratica este tipo de aula, costuma perder entre 400 e 600 calorias enquanto trabalha. Este número pode variar dependendo da intensidade aplicada pelo aluno e exercícios e, frequência em aulas.
Os exercícios fortalecem, principalmente, os músculos dos braços, pernas, glúteos e tronco. A aula é realizada em grupo, com exercícios como: deslocamentos, suspensão e pequenos saltos, de fácil execução.
É indicado que os alunos frequentem as aulas de duas a três vezes por semana.
Como dito anteriormente, todos podem praticar a modalidade. Entretanto, é indicada, principalmente, para pessoas que não estão acostumadas com exercícios ou para quem não possui um bom condicionamento físico.
Grávidas também podem estar realizando os exercícios, caso tenha liberação médica – o que acontece após o terceiro mês de gestação, normalmente. Em nosso blog, publicamos alguns artigos sobre hidroginástica voltada para gestantes e você pode estar sabendo de mais dicas acessando aqui.
Alivia o estresse e tensões do dia a dia, melhora a postura e respiração, contribui para o fortalecimento muscular, diminui o porcentual de gordura e colabora para uma maior flexibilidade das articulações.
“A Hidroginástica na Amaral tem muitos diferenciais. As aulas misturam diversas modalidades, como: hidrojump, hidrobike, deep water, e outras, que deixam as aulas muito mais enriquecedoras. Por ter uma piscina somente para esta atividade, as aulas oferecidas tem um excelente resultado!”, afirma o professor Fernando Amaral.
Explicaremos todas as modalidades a seguir:
É uma atividade com mini-trampolins de aço inox (cama elástica) adaptada para a piscina. É um exercício de baixo impacto e que usa a resistência da água em oposição ao movimento.
A grande motivação, a simplicidade de uso e execução, as coreografias elaboradas, tornam a atividade gostosa como brincadeira de criança e eficaz como tarefa de gente grande.
É uma atividade que combina as aulas de hidroginástica, hidro bike e hidro jump, explorando uma maior variabilidade de movimentos.
É uma atividade que combina exercícios de natação, hidroginástica e hidro jump numa mesma aula. Se o aluno quer aprender a nadar, mas também quer fazer exercícios localizados ouvindo uma boa música, é uma excelente opção.
É uma atividade feita em uma bicicleta totalmente adaptada para o exercício na água. A resistência ao exercício é oferecida pela própria resistência da água e depende principalmente da velocidade da pedalada. Ideal para pessoas de todas as idades, motiva o aluno a vencer seus limites em uma aula dinâmica.
As pedaladas são embaladas por um estímulo musical, iniciadas com aquecimento, seguido por específicos e adequados movimentos de força e resistência, terminando em uma fase de relaxamento e alongamento
A aula é feita usando um cinto flutuador, que mantém o seu corpo flutuando sem encostar os pés no chão. A vantagem?? Por não haver contato com o fundo da piscina, sua coluna vertebral e articulações são sofrem qualquer impacto. É uma atividade intensa que visa melhorar o condicionamento físico e é socialmente interessante para todas as idades.
– As piscinas são aquecidas, o que torna os músculos mais elásticos, e consequentemente, evitando danos a musculatura e aos ossos;
– A modalidade traz os mesmo benefícios que um exercício aeróbico tradicional, uma corrida ou até mesmo uma natação;
– Apesar de ser uma atividade de pouco risco devido ao baixo impacto que se tem na água, as escolas e academias sempre pedem avaliações médicas e recomendam o aquecimento.
Siga nossas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais informações sobre hidroginástica:
https://www.amaralnatacao.com.br/blog/
https://www.instagram.com/amaral_natacao/
https://www.facebook.com/natacaocuritiba/?fref=ts
Saiba qual é o melhor horário para você praticar hidroginástica! Acesse nossa grade horária de 2016: http://bit.ly/1U6dBl7
Quer ganhar uma aula experimental de hidroginástica na amaral? Acesse o link abaixo, preencha o formulário e conheça a escola de natação mais completa da cidade: http://promo.amaralnatacao.com.br/aula-hidroginastica
Se você é gestante e tem vontade de fazer algum exercício físico, mas está com receio em relação a segurança do seu bebê ou não sabe qual praticar, a hidroginástica…
Você já pratica hidroginástica ou está pensando em se matricular para essa modalidade? Esse esporte é basicamente uma variação da ginástica, só que os exercícios são praticados na água. Antes…
Aqueles que chegaram na Escola de Natação Amaral entre os dias 26 e 31 de outubro, notaram algo diferente nos ambientes de espera das três piscinas infantis: as janelas, que…