Essa pergunta é bastante comum em qualquer modalidade esportiva e se tratando das atividades aquáticas, não podia ser diferente. “Afinal, posso ou não me alongar antes de começar meu treino de natação?”. Uma pesquisa…
Essencial nas academias e clubes de natação, o professor tem um papel muito importante não só na a segurança dos alunos, mas também na prevenção, divulgação e reação ao afogamento
Em 2014, aconteceu um caso nos Estados Unidos que alertou todos sobre o perigo de um professor sem formação. O incidente ocorreu em Michigan, onde o professor de natação de uma escola de ensino médio, ao invés de salvar seu aluno que estava se afogando, foi trocar de roupa para entrar na água. Após o incidente, foi divulgado que esse professor não tinha certificação como professor de natação e portanto não teria autoridade para comandar uma turma na água. Essa tragédia poderia ter sido evitada se o professor tivesse tomado uma ação imediata. Além de não ser certificado, ele não agiu com bom senso.
Independentemente da idade do aluno, é importante que o professor respeite as limitações e medos de cada um, principalmente para alunos que estão iniciando no esporte. Em relação ao ensino da natação e de esportes em geral para crianças, é muito importante que o professor foque no uso do lúdico, através de brincadeiras, para tornar aquele momento de desenvolvimento mais leve e interessante para elas. A atividade lúdica é mais espontânea, funcional e propicia à criança um momento de prazer ao mesmo tempo em que trabalha as funções vitais do ser humano. Um professor que tem a sensibilidade para entender isso, consegue tornar a aula muito mais atrativa para seus alunos. Características como engajamento, empenho e afetividade são essenciais para que a criança se sinta à vontade naquele ambiente durante a aula de natação. O professor de natação deve primeiramente passar confiança para seus alunos. Em seguida, ele deve motivar seus alunos para que eles superem desafios e aumentem sua autoestima. Isso vai transparecer na forma como a criança se comporta fora das piscinas também. A criança acaba relacionando essa motivação e pequenas vitórias como uma emoção positiva em relação ao aprendizado, o que lhe permite se desenvolver ainda mais.
Muitas crianças começam a nadar por incentivo dos pais, mas chegam à escola de natação com um medo enorme da água. É difícil dizer ao certo da onde vem esse medo. Pode ser por algum trauma anterior ou simplesmente o medo do desconhecido. Por esse motivo, é crucial que o professor passe segurança aos pais e aos filhos. Esse professor precisa estar 100% tranquilo e seguro do que está fazendo para conseguir tranquilizar todas as partes envolvidas e atuar bem como mediador entre a criança e água. A relação entre o aluno e professor deve ser muito bem cuidada, desde o primeiro momento quando se conhecem. O aluno precisa ver que o professor está sendo muito transparente com tudo que fala e confiar 100% nele. O professor deve descobrir quais são os medos de cada aluno, individualmente, e ir trabalhando com isso ao decorrer das aulas. Os medos mais comuns são: medo de piscina funda, medo de se afogar, medo que haja tubarão na piscina, entre outros. Muitas vezes os medos das crianças são passados pelos pais, que às vezes também não sabem nadar. Quando o professor souber claramente quais são os medos e inseguranças de cada criança e consequentemente, passar segurança para elas, ele terá grandes chances de ajudá-las a superar esses medos e fazer com que elas aprendam a nadar. Na Escola de Natação Amaral, em Curitiba-PR, há uma estrutura única que conta com 07 piscinas, onde crianças e adultos, de todas as idades, do bebê ao vovô, tem uma estrutura que cada piscina foi pensada nas necessidades de cada faixa etária ou nível de condicionamento. À medida que a criança cresce ou o adulto melhora o seu condicionamento, ele tem uma nova piscina, um novo ambiente, com menos recursos de suporte, o que gradativamente, o torna mais independente. Cada ambiente é como uma sala de aula, com novos desafios, comprimento, profundidade, temperatura, materiais de aula, tempo de aula, dentre outros recursos, todos pensados conforme o seu nível. Tudo isto favorece a sua segurança, e a sua aprendizagem de forma confortável e com muito prazer. Cada nova conquista, nova etapa, o aluno também adquire maior confiança e autoestima.
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