Conheça os principais benefícios da Natação para bebês e como esse esporte pode estimulá-lo nessa importante fase da vida A natação é uma ótima forma de desenvolver a coordenação motora…
A natação é um dos esportes mais completos que existem! Isso porque além de estimular o movimento constante, também fortalece os músculos do corpo devido à resistência da água. Outro grande benefícios é que você trabalha o corpo inteiro sem os efeitos impactantes das atividades físicas comuns. É difícil encontrar outro esporte que queime calorias, aumente o metabolismo, e trabalhe todos os músculos do corpo, como a natação faz. Inclusive, a natação sozinha pode substituir uma série de outros exercícios, por ser tão completa.
Esse é o único esporte que pode ser praticado por mulheres de todas as idades, desde bebê, mulheres grávidas, até idosas (claro que tudo com a devida segurança). A natação é usada também para prevenir depressão, estresse, problemas respiratórios, entre outros.
A água pode ser sua aliada em conseguir um corpo mais saudável, e ninguém precisa ser atleta profissional para isso. Tudo que você precisa é de um maiô, touca e óculos e você estará pronta para cair na água.
Confira a seguir algumas das principais fases na vida da mulher em que a natação pode ajudar, e muito!
A natação traz diversos benefícios para as crianças pequenas, pois contribui para um excelente desenvolvimento motor, psíquico e social. Como mencionamos acima, é um esporte completo, pois trabalha todos os mecanismos fisiológicos, trabalha a capacidade respiratória e sistema cardiovascular, tem papel importante na formação de personalidade e inteligência das crianças.
De acordo com um estudo da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, a natação ajuda a trabalhar o sistema respiratório, ajuda no equilíbrio e desenvolvimento motor.
Muitos acreditam que natação é o primeiro e mais eficaz instrumento de Educação Física no ser humano, ajudando a criança na aprendizagem organizada, e auxiliando no desenvolvimento psicomotor e no processo de maturação. Inclusive, existem fases em que meninas nadam melhor do que meninos pois amadurecem mais cedo, e isso pode ser claramente observado e trabalhado na natação.
A parte muscular é uma das que mais se desenvolve nas crianças que nadam. Outro detalhe é que as crianças que praticam natação desde cedo, têm menos chance de desenvolver problemas cardiovasculares quando adultos.
As crianças que praticam natação aumentam sua capacidade pulmonar, principalmente quando aprendem a praticar exercícios de inspiração e expiração. Além disso, a natação é recomendada para crianças com asma, bronquite ou quaisquer problemas respiratórios, pois os exercícios da natação ajudam muito, muitas vezes até curando alergias.
Além dos benefícios físicos que citamos, a natação também tem benefícios psicológicos. Entre eles estão a familiarização com a água, superação do medo, estímulo da afetividade, construção de relacionamentos, entre outros.
É comum as mulheres se interessarem por atividades físicas durante a gestação, como forma de se manterem saudáveis durante essa fase de grande efervescência corporal. A atividade física é um importante recurso para o bem estar e disposição das gestantes.
Para as que têm dúvidas, grávidas podem sim praticar natação! Claro, a atividade deve ser praticada em intensidade moderada e deve ser sempre acompanhada por um profissional, mas feito isso, a natação é uma atividade perfeita para as futuras mamães. Tanto a hidroginástica, que é também bastante indicada para grávidas, quanto a natação, são excelentes opções. A natação traz ainda menos impacto que a hidro, portanto para quem já sabe nadar, ela é mais recomendada devido à flutuabilidade.
A ausência de peso e os efeitos da água reduzem o estresse em seus quadris, joelhos e tornozelos, além de minimizar o peso da barriga. Além disso, a natação ajuda a aliviar a retenção de água, melhora a circulação, a resistência e força muscular, aumenta o tônus, entre outros benefícios. Na natação, a articulação do quadril é exercitada, o que importante para a preparação ao parto, assim como os exercícios de respiração.
Nadar na gestação ajuda a queimar calorias, se sentir menos casada, dormir melhor, e lidar com os desafios físicos e emocionais da gravidez.
Como mencionamos anteriormente, a natação é um esporte para a vida toda, pois lhe ajudará a ficar e se sentir mais jovem. Inclusive há estudos que mostram que nadadores são biologicamente mais novos que suas idades reais. Isso porque a pressão, os níveis de colesterol, o desempenho cardiovascular, sistema nervoso central e o funcionamento cognitivo são comparáveis a de pessoas mais jovens.
Foi feito um estudo na Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, que diz que 30 minutos diários de atividade física amenizam os calores da menopausa.
Ainda não foi descoberta a causa dos fogachos nas mulheres em menopausa, mas as mulheres que participaram da pesquisa reportaram uma melhora considerável com a atividade física.
“O exercício também modula o humor e reduz o estresse, outros fatores ligados ao aparecimento das ondas de calor”, comente Steriani Elavsky, especialista em ciência dos movimentos e uma das autoras da pesquisa.
Portanto, independente da sua idade, a natação pode ser um esporte excelente para você!
Conheça os principais benefícios da Natação para bebês e como esse esporte pode estimulá-lo nessa importante fase da vida A natação é uma ótima forma de desenvolver a coordenação motora…
Segundo um estudo realizado pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, uma criança que pratica natação vai, além de se divertir, trabalhar o sistema respiratório, ter um melhor equilíbrio e…
A Escola de Natação Amaral, que está prestes a completar 36 anos de história, é fruto de um sonho: ensinar pessoas de todas as idades a nadar, bem como promover…