Muita gente quer ficar em forma, eliminar as “gordurinhas extras” e definir os músculos, não é mesmo? Pois saiba que as aulas de natação são ideias pra quem quer emagrecer.…
O nado livre (Crawl) é considerado o mais rápido e eficiente dos quatro estilos primários. Ele requer que você chute com os pés enquanto progride para frente com braçadas alternadas. Para aperfeiçoar essa técnica, entretanto, é necessário bastante treino e dedicação, certo? Certo. Mas e se eu disser que o seu desempenho dentro d’água depende também de um outro fator, básico na verdade, fundamental para qualquer pessoa que que aprender a nadar? Falo da respiração.
Sim, pois você pode nadar perfeitamente, desenvolvendo uma boa metragem do seu treino, trabalhando braços e pernas em sincronia, mas se a sua respiração não estiver coordenada com seus movimentos, tudo será em vão.
E COMO FAZER?
A respiração do nado livre é mais difícil de controlar porque implica a rotação da cabeça e lateralização do tronco (rolamento) alternadamente para a direita e esquerda. Por isso, antes de mais nada, é importante que você esteja confortável com o ato de manter cabeça dentro da água (usar os óculos certos contribuem bastante!), o que ajuda a trabalhar o equilíbrio do corpo durante os movimentos.
Entre os nadadores e triatletas iniciantes o maior erro, ao tirar o rosto para fora da água e respirar, é tentar fazer expiração e a inspiração ao mesmo tempo. Isso faz com que sua respiração fique muito curta e você canse mais rápido.
A inspiração do ar deve ser muito rápida e ocorrer somente ao final da impulsão do braço. A cabeça deve em seguida ser posicionada no prolongamento do corpo mais o mais rapidamente possível. Não é necessário retirar todo o rosto da água, apenas o suficiente para colocar a boca à superfície e poder inspirar.
A expiração também é longa, contínua e completa, devendo ter início assim que a cabeça retoma a sua posição dentro de água.Os ciclos de respiração variam consoante os nadadores e a distância da prova em que participam. Em geral, a inspiração ocorre a cada três passagens alternadas de braços à direita e à esquerda. Alguns nadadores optam por aumentar estes ciclos, de forma a manter uma posição mais eficaz e favorável ao equilíbrio e à progressão.
ÁGUAS ABERTAS: RESPIRAÇÃO BILATERAL
Para nadadores de águas abertas é importante dominar a respiração bilateral. Ouse já, respirando a cada 3, 5 ou 7 braçadas. Todos temos um lado onde temos mais facilidade para respirar, principalmente quando nadamos rápido. Mas em águas abertas a respiração é mais complexa, e exige do atleta maior habilidade e a capacidade de respirar para os dois lados e conseguir fazer a respiração frontal tanto para a orientação, como também marcar os adversários.
Muita gente quer ficar em forma, eliminar as “gordurinhas extras” e definir os músculos, não é mesmo? Pois saiba que as aulas de natação são ideias pra quem quer emagrecer.…
A Escola de Natação Amaral, que está prestes a completar 36 anos de história, é fruto de um sonho: ensinar pessoas de todas as idades a nadar, bem como promover…
Não existe idade para aprender a nadar, muito menos para aproveitar os inúmeros benefícios que o esporte oferece. Afinal, as aulas de natação estão sempre relacionadas a qualidade de vida,…