A Escola de Natação Amaral, que está prestes a completar 36 anos de história, é fruto de um sonho: ensinar pessoas de todas as idades a nadar, bem como promover…
Com o inverno se aproximando, muitas pessoas param de praticar atividades físicas, dentre elas as aquáticas, como medida de precaução, porque pensam que podem pegar resfriado ou gripe. Mas a ciência já superou esse mito, provando que as atividades aquáticas são excelentes para esta época do ano também! Pessoas com problemas respiratórios se beneficiam de grandes vantagens com a sua prática durante o inverno. No entanto, algumas vezes os pais acabam tirando seus filhos da natação no inverno com medo que se resfriem. É justamente o contrário: a natação melhora o sistema imunológico, fortalece o organismo e evita e aumenta o intervalo de crises respiratórias. Bastam alguns cuidados básicos, como se agasalhar após a prática esportiva, secar os cabelos, dentre outros.
Atividades aquáticas como hidroginástica e natação, fortalecem os músculos torácicos e aumentam a elasticidade e o volume dos pulmões devido a prática de exercícios de respiração, ampliando também a capacidade de absorver oxigênio.
Algumas pessoas, erroneamente, acabam evitando a prática de esportes aquáticos, pois acreditam que isso irá agravar os sintomas dos problemas respiratórios, que são comuns no inverno. Porém, é exatamente a baixa umidade do ar que contribui para a contração de gripe, resfriado, dor de garganta, rinite, bronquite, etc. Devido o fato de a natação ser praticada é um ambiente úmido com temperaturas reguladas, é favorável para reduzir e prevenir os sintomas dessas doenças típicas de inverno, melhorando também seu sistema imunológico.
A vantagem das atividades aquáticas realizadas em piscinas cobertas e ambiente controlado, é justamente o controle do ambiente. Independente se lá fora está chovendo, garoando, ou frio, no ambiente da piscina, a água permanece sempre aquecida, proporcionando um ambiente adequado à prática esportiva. Quando realizada no inverno, a natação traz muitos benefícios para quem a pratica. Primeiramente, a facilidade de aquecimento dentro da água por ser praticada em piscina aquecida, onde você consegue manter um conforto térmico durante a prática, além de ser um ambiente controlado, onde a pessoa não fica exposta ao vento frio. Há também um menor risco de lesões causadas pelo frio, ou melhor, pela falta de aquecimento em determinadas articulações. A termorregulação ocorre de maneira mais eficiente dentro da água do que fora dela.
Como qualquer habilidade, quanto mais você pratica, melhor você se torna. E quanto menos você pratica, mais rápido você perde as habilidades que tinha adquirido. Isto é especialmente importante para as crianças mais novas, pois a repetição ajuda-as a aprender e a lembrar. E leva apenas duas ou três aulas perdidas para começarmos a ver uma regressão. Ao continuar as aulas de natação durante o inverno, você garante que as habilidades sejam mantidas.
Por essas e outras razões, não deixe de praticar sua atividade aquática, seja ela natação, hidroginástica, e outras, no inverno!
A Escola de Natação Amaral, que está prestes a completar 36 anos de história, é fruto de um sonho: ensinar pessoas de todas as idades a nadar, bem como promover…
Aqueles que chegaram na Escola de Natação Amaral entre os dias 26 e 31 de outubro, notaram algo diferente nos ambientes de espera das três piscinas infantis: as janelas, que…
Veja o Vídeo da Reportagem sobre Natação para Bebês gravada na Amaral Natação em Curitiba.