Seja para cuidar da saúde ou manter a forma, a natação é um dos esportes mais completos que existem. Além dos diversos benefícios que oferece, sua prática também é bastante…
Após o sucesso da nossa primeira matéria sobre esse tema, onde apresentamos a história da natação como esporte olímpico, vamos dar continuidade descrevendo um pouco mais de como foi a evolução da natação em suas regras, características e como a FINA (Federação Internacional de Natação) contribui para o esporte de forma íntegra.
No começo da natação apenas homens podiam participar das competições, algo que foi mudado algumas décadas depois, mais precisamente em 1912.
Outro ponto que foi alterado radicalmente com o tempo é que antes nadava-se apenas em mar aberto ou em rios e a principal preocupação dos atletas era a sobrevivência. Ou seja, a natação tinha um único objetivo entre os praticantes: em casos de acidentes em alto mar ou afogamentos saber como se salvar.
É aí onde entra a Federação Internacional de Natação (FINA), entidade reconhecida pelo COI responsável por administrar competições internacionais nos desportos aquáticos. Foi ela quem determinou apenas entre 1930 e 1940 que as competições deveriam ser realizadas em piscinas. Atualmente, as provas são disputadas em piscinas longas (de 50 metros), utilizadas nas Olimpíadas, ou curtas (de 25 metros).
Outros detalhes determinados pela Federação foi a profundidade da piscina que deve ser de 3 metros e a temperatura, entre 25 e 27°.
Apenas 4 estilos são oficiais: Crawl, Costas, Peito e Borboleta. Também ocorrem provas onde o nado é livre e aí o competidor pode optar entre uma das citadas. Normalmente o Crawl é o escolhido pela velocidade proporcionada ao nadador. E, por fim, a prova Medley, onde o competidor realiza os quatro nados na seguinte ordem: Borboleta, Costas, Peito e Livre.
Nas provas de revezamento Medley em grupo, os competidores nadam as quatro modalidades na seguinte ordem: Costas, Peito, Borboleta e Livre. Cada estilo deve respeitar suas respectivas regras.
Caso você queira aprender um pouco mais sobre esses quatro estilos e como arrasar nas aulas de natação acesse um de nossos artigos publicados recentemente aqui em nosso blog clicando aqui.
Você sabe quais são os termos mais usados nas provas de natação? Aprenda alguns:
– Bloco de partida: plataforma onde os nadadores saltam na hora da partida;
– Raia: Divisão feita na piscina para separar a área de cada nadador nas provas e serve também para amortecer o efeito das marolas e a turbulência gerada pelos nadadores de cada raia.
– Queimar: Quando o atleta parte para a prova antes do som de largada e é desclassificado.
Siga nossas redes sociais e acompanhe nosso blog para mais informações sobre natação:
https://www.amaralnatacao.com.br/blog/
https://www.instagram.com/amaral_natacao/
https://www.facebook.com/natacaocuritiba/?fref=ts
Quer ganhar uma aula experimental de hidroginástica na amaral?
Acesse o link abaixo, preencha o formulário e conheça a escola de natação mais completa da cidade: http://natacao.amaralnatacao.com.br/aula-experimental-gratis/
Seja para cuidar da saúde ou manter a forma, a natação é um dos esportes mais completos que existem. Além dos diversos benefícios que oferece, sua prática também é bastante…
A natação acompanha o homem desde o surgimento do homem. Afinal, o movimento de braços e pernas dentro da água já era praticado em comunidades primitivas, onde homens nadavam para…
A Escola de Natação Amaral, que está prestes a completar 36 anos de história, é fruto de um sonho: ensinar pessoas de todas as idades a nadar, bem como promover…