Ficar afastado das pistas em virtude de lesões musculares ou articulares é a grande preocupação de qualquer atleta solo, sejam eles corredores, velocistas ou fundistas. Afinal, o tempo que o…
Publicamos recentemente aqui no blog uma matéria sobre “Deep Water: método de reabilitação para corredores lesionados”, onde explicamos como funciona a modalidade que tem o mesmo objetivo do Deep Running, porém dando ênfase para os atletas. Hoje, a proposta é explicar as informações gerais e seus benefícios. Confira:
A modalidade surgiu nos anos 80, nos Estados Unidos e consiste na realização de movimentos de corrida dentro da piscina, com suspensão por coletes. É uma ótima opção para quem tem alguma lesão e até para atletas que desejam simular dentro d’água, a corrida no asfalto.
O esporte chegou ao Brasil aproximadamente dez anos depois e foi bem aceita por diversos atletas, já que a proposta é estimulante e de baixo impacto.
O indicado é que a modalidade ocorra em piscinas mais fundas, isso porque, caso contrário, quanto mais rasa a piscina for, maior a probabilidade de agravar o problema do atleta pelo impacto dos exercícios. Ou seja, o ideal é que a água atinja os ombros. Além disso, pés não devem tocar o fundo da piscina e flutuadores devem ser utilizados ao redor da cintura como auxílio na hora da aula.
Corredores têm incluído a corrida na água como um instrumento de reabilitação e auxílio para manter o condicionamento cardiorrespiratório, caso sofram algum tipo de lesão que impossibilita o treinamento na rua. Ou seja, correr na água vai manter o condicionamento físico do atleta, mesmo que afastados dos estilos de corridas tradicionais.
1 – Reduz dores musculares e articulares;
2 – Aumenta a força e resistência muscular;
3 – Aumenta a flexibilidade;
4 – Desenvolve a resistência cardiovascular;
5 – Melhora a postura
A corrida na água trabalha pernas, tronco e braços, sendo mais parecido com o movimento da corrida de alta velocidade do que com a da corrida aeróbica geral. O gasto médio é de 400kcal por aula e tem duração média de 50 minutos com a possibilidade de intervalos entre um exercício ou outro.
Conte com profissionais capacitados e uma recuperação saudável e produtiva. Além disso, na Escola de Natação Amaral você pode fazer uma aula experimental totalmente grátis. Basta acessar e se cadastrar: http://goo.gl/7EeOke
Quer saber mais sobre o Deep Running? Acesse: https://goo.gl/1x1OC5
Ficar afastado das pistas em virtude de lesões musculares ou articulares é a grande preocupação de qualquer atleta solo, sejam eles corredores, velocistas ou fundistas. Afinal, o tempo que o…
Não existe idade para aprender a nadar, muito menos para aproveitar os inúmeros benefícios que o esporte oferece. Afinal, as aulas de natação estão sempre relacionadas a qualidade de vida,…
Que as crianças adoram piscina não é nenhuma novidade. Ainda mais nessa época do ano, em que o calor torna a diversão ainda mais prazerosa e refrescante. Entretanto, quem tem…